Mexico - Cenotes
Os cenotes foram uma das coisas que mais nos surpreenderam na viagem para Cancun e Riviera Maia. Na real eu não fiz outra coisa além de conhecer os Cenotes. Sim! É outro mundo.
Mas o que é um cenote?
A melhor definição nos traz o site da cidade de Mérida, que contém diversos cenotes no seu entorno. Os cenotes são espécies de cavernas ou grutas, mas com a diferença que estão cheios de águas da chuva, formando belos poços de água cristalina.
No México, eles são inúmeros e no caminho de Cancun para Tulum, é possível encontrar e visitar facilmente vários deles, como o Cenote dos Ojos e o Gran Cenote.
A definição mais correta e as origens de um cenote, essas formações tão incríveis no México, estão no site da cidade de Mérida, capital do estado de Yucatán e próximo ao Chichén Itzá, onde se encontra o Cenote Sagrado e também o Ik Kil, um dos cenotes mais famosos para quem visita o México.
Pelo solo da península de Yucatán ser jovem, em decorrência das chuvas as águas escorreram pelas rochas e formaram rios subterrâneos, cuja água acumulada fluía em direção do mar. Sabe aquele ditado: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. A água começou a formar cavidades, que são chamadas grutas quando secas e cenotes quando possuem poços.
A palavra Cenote vem do maia Dzonot, que significa poço ou buraco. Mas os cenotes tinham grande importância para o povo maia, já que além de fonte de água para os povoados (que eram constituídos sempre próximos a algum cenote, vide Chichén Itzá, Tulum e Cobá, todos sítios arqueológicos que possuem cenotes bem próximos), também era local de cerimônias religiosas.
OS MAIAS SABIAM VIVER!
Alguns cenotes impressionam pelo tamanho e parecem de fato templos sagrados. Dessa forma, aqueles que eram utilizados para rituais não eram utilizados para abastecimento de água. Nesse cenotes, de função religiosa para os maias, foram encontrados até esqueletos em seus leitos.
Imaginou entrar num cenote com esqueletos e perdeu a vontade de mergulhar? Na hora que você avista suas águas claras e cristalinas, certamente esquecerá dos esqueletos. c
Embora que o cinema também não colabora para que tenhamos uma boa imagem dos mergulhos em cavernas e cenotes. Conheci um cenote que se chama "Cemitério de animal", que você pode imaginar o nipe sinistro da caverna. Foi um tour com um guia turístico.
Juro que sonhei com as imagens que vi por dois dias.
Cenote Sac Actun - Sinkhole\Cenote
Foto de @rafaelfabres
Cenote Cristalino
Cenote Kantun-Chi
caminando hasta el próximo....
Que venham mais cores pelo Mexico e pelo mundo!
Espero que tenham gostado!
Boas energias.
Ana