O que é On-line Visual Merchandising ?
O Visual Merchandising têm dois principais objetivos:
Favorecer o ato da compra
Afirmar a identidade da marca
On-line Visual Merchandising nada mais é aplicar e/ou integrar estas estratégias no ambiente no ambiente on-line.
ATRAIR > INBOUND MARKETING
GUIAR > DESIGN UX
VENDER > USABILIDADE
O Avanço do E- Commerce: On-line Visual Merchandising
Um dos fatores mais importantes de construção de imagem em um e-commerce são a simplicidade e eficiência. No entanto, estabelecer conexões emocionais e a construção de identidades de marca e relacionamentos com a oferta e o consumidor se torna estratégico para a conversão de vendas. Como o Visual Merchandising (VM) tornou-se um grande fator de sucesso para o comércio físico (PDV) o e-commerce está indo pelo mesmo caminho. Usando formas mais criativas e sofisticadas nas lojas virtuais para apresentação de um produto de forma emocional e inspirador, assim as marcas ofertam uma experiência de compra emocionante.
De acordo com a identidade de uma marca e o conhecimento do público-alvo o objetivo do Online Visual Merchandising é de conceituar e executar apresentações visuais de alta qualidade que irão captar sentidos nos consumidores (usuários) no ambiente digital, sobretudo a partir de página de destino para a imagem do produto único ou categorizado e da comunicação nas redes sociais/apps. O despertar de emoções e imaginação afim de se obter uma boa experiência de compra online.
PARTES INTEGRANTES DO ON-LINE VISUAL MERCHANDISING
Vitrina
Produto
Embalagem
Área de vendas (loja virtual)
Up Sell e Cross Sell
Trade Marketing
Área de serviços
Loja/Carrinho de compras
Atendimento / fidelização
VITRINA
Cenários : Displays, Landing pages, Hotsites, Banners promocionais e Conteúdo.
Técnicas: Link building, Zoomability, Clusters e SEO.
Produtos: Fotos, cenário, modelos e composição.
O PRODUTO
O produto é o único elemento no Visual Merchandising que não possui respectivo no On-line Visual Merchandising, sendo assim, no ambiente digital a imagem e ou fotografia precisa ser representado de maneira convincente e real.
A disposição de produtos na loja virtual tem papel fundamental na conversão de vendas. A estratégia é oferecer ideias criativas e soluções para o usuário e não apenas produtos.
A curadoria de produtos, pesquisa de tendências, paleta de cores e criação de clusters e kit promocionais fazer total diferença no volume de compra.
ENTREGA DA COMPRA
O único ponto de contato físico entre o cliente e a loja virtual é a apresentação do produto quando recebido pelo cliente.
Atenção nos detalhes de branding!
Exemplos de marcas de moda:
Roupas bem dobradas;
Papel de seda;
Embalagem plástica;
Brindes;
Adesivos e etiquetas;
Para o atual comércio on-line o OVM se torna um fator determinante para o sucesso em vendas e de posicionamento de marca.
Espero muito que vocês tenham gostado.
Boas energias!
Ana.